Cozinha Sigel
Bolos

Bolo de cacau e vinho

3 de outubro de 2011

Depois de tanto tempo sem postar e com várias fotos acumuladas para “arrumar”. Hoje consegui ao menos por em dia a fotos, e aos poucos a receitas surgirão, e tem que ser em breve, pois logo nem lembrarei mais se coloquei alguma coisa diferente… E como tem foto viu!!! /o

A primeira vez que fiz essa receita não acreditei muito, e não ficou nada tão assim, como diria? UAU!!

Porém, resolvi insistir, resolvi usar um Cabernet Sauvignon, ao invés do vinho doce e barato da outra vez. E o resultando foi tão mais gostoso! Valeu a pena cada centavo. O Vinho prevaleceu para o olfato, exibindo seu aroma picante, e o cacau, mostrou-se presente no sabor.

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de Farinha de Trigo
3/4 de xícara (chá), não adoçado nem processado de Cacau Puro
1 e 1/4 de colher (chá) de Fermento em Pó
1/2 colher (chá) de Sal
2 tabletes de Manteiga Amolecida
1 e 3/4 de xícara (chá) de Açúcar
1 e 1/4 xícara (chá) de Vinho Tinto Seco
2 Ovos
Extrato puro de Baunilha – 1 colher (chá), aqui usamos a essência mesmo, snif
Açúcar de confeiteiro – Para polvilhar

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno em 180º C e unte uma forma redonda com um furo no meio, com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

Numa vasilha peneire e mistures os secos: farinha, cacau, fermento e sal.

Na batedeira, coloque a manteiga e o açúcar, batendo em velocidade média, até ficar uma mistura bem fofa. Adicione os ovos, um por vez, e segue batendo. Junte a baunilha, deixe por mais dois minutos. Em seguida, vá colocando a mistura dos ingredientes secos alternando com o vinho, deixe bater até ficar bem homogêneo. Coloque a massa na forma, e leve ao forno até que baste (teste do palito ou o que achar melhor).

Quando estiver assado, deixe esfriar (5 minutos) e desenforme, polvilhe com açúcar de confeiteiro (opcional). A receita sugere servir com creme de leite fresco batido em chantily, bem, não deu tempo de fazer esses dengos não, e estava muito bom!!

Esquenta um dia frio que é uma maravilha!! 🙂

Beijinhos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: