Bolo de Fubá Cremoso

Vez ou outra lembrava-me deste bolo, e sempre imaginei que em sua receita fosse queijo branco. Muito provável que por causa do recheio cremoso que fica, algo quase parecendo um bolo que não deu certo, mas percebe-se que é exatamente assim que tinha que ser. Esse sabor remete a infância (ao menos a minha sim!!). E meio que por acaso, embora não acredite nisso, navegando a esmo pela net, encontro o que já nem lembrava mais que procurava!! O tal bolo de fubá cremoso… 🙂

Ingredientes:

4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
1 e 1/2 xícara de fubá mimoso
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 xícaras de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo

Untar uma forma com manteiga e polvilhar com fubá. Bater as claras e neve e reservar.

Bater a manteiga com o açúcar, adicionando aos poucos as gemas até ficar um creme claro e fofo. Acrescente o fubá, a farinha e o leite, aos poucos também, sempre batendo. Nessa hora, atenção, a massa fica bem esquisita! A receita já dizia que no original eram 5 xícaras de leite e, bem, eu me assustei com o tanto que a massa tava mole, que pensando que tinha algo errado (e não confiando no que lia), coloquei 3 e meia, bem, da próxima vez posso arriscar a seguir a risca, apesar de que a meu ver o bolo ficou com o tal do recheio cremoso. E olha não vai queijo!! Bem, o leite é batido tanto que deve ficar próximo de virar queijinho, enfim. Acrescente as claras delicadamente e o fermento, apenas misture e leve para assar em forno a 180º C.

Fica quase 1 hora no forno e aqui, teste do palito nem pensar!! O bolo fica pronto, quando começar a dourar (dê atenção as bordas), eu acho que deixei passar um pouquinho, mas não interferiu no molhadinho.

Ao menos a minha vontade desse bolo eu sanei, e isso é o que importa! 🙂

Beijos

 

quer compartilhar a receita?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

comentários

2 respostas

  1. Vocês estão de Parabéns por essa receita,pois eu procurava uma assim que tivesse manteiga mesmo! Está no forno e,quando terminar de assar,hummmm delícia das delícias!!!
    Muito obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *