Cozinha Sigel
Carnes

Lombo com maçãs

10 de janeiro de 2012

Fazia muito tempo que não preparava essa receita, e assim que vi um lombo na cesta de fim de ano logo a recordei. Coisa de caçar livrinho da Sadia (lembra disso? é pois é…) e toca comprar os demais ingredientes. Para se ter ideia do tempo, eu não lembrava nem seu sabor, só restava uma vaga lembrança de que era bom, e de que não tinha processador.

Assim, com lombo temperado já descongelado, parti para o mercado em busca de maçãs, trouxe 5 reds enormes, tão grandes que acabei usando apenas 3 (a receita pedia 5). Uma garrafa de Chardonnay (tá, tá, era só para usar um xícara, mas não dá pra comprar uma xícara, então, aproveite compre um vinho bom para acompanhar o prato depois).

Preparo:

Descongele o lombo na parte de baixo da geladeira, por 24h (ainda dentro da embalagem).

Quando descongelado, retire da embalagem, passe para uma assadeira, e besunte-o com margarina (ou manteiga).

Cubra com papel alumínio e asse em forno médio (180º), preaquecido por 1 hora. Retire o papel, regue com o vinho e ladeie o lombo com 4 maçãs (ou menos) cortadas em cubos grandes. com uma faca afiada, faça alguns talhos ao longo da peça, no sentido vertical. Corte a maçã restante em fatias grossas e encaixe-as nos talhos do lombo. Volte para o forno e asse até dourar, o que leva mais ou menos uma hora, regando de vez em quando (Aqui, depois de uns 30 minutos, regamos de 10 em 10 minutos).

Quando pronto, passe para uma travessa e polvilhe salsinha picada. Retire os cubos de maçã da assadeira e bata-as no processador (ou liquidificador se for o caso) até obter um purê, e aqui coloquei um ramo de alecrim fresco. Sirva acompanhando o lombo.

Bem, só posso dizer que de todas as vezes que fiz, não lembrava de que ficava tão saboroso, tanto lombo, como purê. Como não me lembro como fazia, e muito provavelmente seguindo a receita a risca, só posso dizer que as únicas diferenças foram: o alecrim, e o tempo de forno.

Na foto também coloquei o molho de alecrim, para acompanhar qualquer tipo de salada. É só misturar: 2 ramos de alecrim, 1 colher (sopa) limão, 1 colher (sopa) mostarda, 2 colheres (sopa) de azeite, pimenta do reino e sal a gosto. Deixe curtir por pelo menos 1 hora.

Recomendo para almoço, mas, se insistir muito, eu deixo para uma ceia. É um prato saboroso, e pede um vinho de presença, mas não tão encorpado. Um Sauvignon Blanc ou Merlot…

Aproveite!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: