Cozinha Sigel
Bolos

Coffee Cake de Maçã

23 de junho de 2011

Sim, eu sei, eu também não gosto de misturar inglês com português, mas encontrei essa receita assim, e a tradução não me agradou, já que para nós não faz muito sentido que seja literal, e uma mais correta, ficaria enorme. A tradição do cafezinho após o almoço já não é tão tradicional assim, afinal a correria do dia-a-dia não deixa, e o cafezinho, nem mesmo pode ser desfrutado devidamente, quem dirá com um bolo. Essa deve ser a ideia original, mas é só uma teoria, se você souber a real, ou tiver outra teoria, pode falar, não se acanhe!

Indico esse bolo para o café da manhã, ou para aquele lanchinho no fim da tarde de uma sábado delicioso, tudo o que você precisa ter é o básico! A receita é pequena, fica baixinho mesmo, e acaba rapidinho. Lembre-se, parece leve, mas não é tanto assim, serve muito bem 6 a 8 pessoas comuns… Sabe aquele chá de maçã com canela? Use e abuse!! 😉

Ingredientes:

1 xícara (chá) de Farinha de Trigo
1 colher (chá) de Fermento em Pó
1 pitada de Sal
2/3 xícara (chá) de Açúcar
1 colher (chá) de Canela em Pó
5 e 1/2 colheres (sopa) de Manteiga sem Sal – em temperatura ambiente
1 Ovo
1/2 xícara (chá) de Leite
1 Maçã grande, descascada e fatiada

Preparo:

Preparei uma forma de 21 cm de diâmetro, a receita pedia de 20, recomendo que fique nessa média, pois com uma forma maior seria necessário dobrar a receita. E menor que isso, iria ficar muito pesada.

Depois disso na batedeira, coloquei a manteiga e 1/3 do açúcar (outra parte do açúcar é pra misturar com a canela, e deixar separado), e bati até obter um creme, adicionei o ovo e bati mais um pouco, até obter um creme leve. Enquanto a batedeira fazia o trabalho, peneirei os demais ingredientes secos. Assim que obtive o creme, adicionei, aos poucos e intercalando com o leite, os ingredientes secos. E então é bater somente para misturar tudo.

Agora chega a hora que quem tiver um pão-duro está na hora de usar. Como disse, a receita é pequena! Precisa colocar metade da massa na forma, e espalhar as fatias de maçã por cima, salpicar com a mistura de açúcar e canela, e então colocar o restante da massa. Para finalizar, coloquei o restante do açúcar com canela.

No meu forno fica por uns 30 minutos, mas recomendo começar a vigiar a partir dos 25. Vai ficar dourado escuro, e para desenformar pode ser quente ou frio, já fiz das duas formas e tudo ocorreu bem, mas recomendo cuidado para não desmontar no meio do caminho.

Fica bom com café, com chá, com suco… 🙂

Beijinhos e até a próxima!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: