Cozinha Sigel
Entradas

Antepasto de Berinjela

22 de janeiro de 2013

2013-01-20 22.31.42

Algumas pessoas chamam este antepasto de caponata, porém, percebi que a caponata italiana, mais especificamente a siciliana possui algumas particularidades. Porém indiferente a isso, fiz essa tentação na Cozinha Sigel que foi devidamente degustada em família com direitos a hmmmmm em todos os tons.

Ingredientes:

1 Berinjela Grande
1 Cebola
1 Pimentão Vermelho
1 Pimentão Amarelo
1 Pimentão Verde
4 colheres (sopa) de Amêndoas
4 colheres (sopa) de Azeitonas sem caroço
1 xícara (chá) de Vinagre Balsâmico
Cebolinha – a gosto
Azeite
Sal
Pimenta preta

Como faz:

Pique a berinjela e coloque um punhado de sal deixando descansar enquanto pica também em formato de tiras os demais ingredientes. Triture as amêndoas, que você pode substituir por avelã, nozes ou pinoli, este último mais típico na Itália nas caponatas.

As azeitonas que encontro aqui perto de casa, compro a granel e são do tipo chilena de Azapa curtidas no vinho. Sim, são uma tentação.

O nosso sal é do tipo marinho e está aromatizado com alecrim. Esses pequenos detalhes fazem uma diferença no final para os paladares mais sensíveis.

As amêndoas que usei estavam salgadas, mas isso não foi um problema, como é uma receita salgada, apenas peguei leve no sal para equilibrar.

Para fazer esta receita eu não encontrei um ingrediente que uso com frequência e que dá um toque muito especial. O meu molho de ostras acabou… buááááá… Mas mesmo assim o sabor ficou divino, se você conseguir achar o molho de ostra não se assuste com o preço, pegue para usar pois vale a pena quando descobre-se onde usá-lo com sabedoria.

Vamos aos processos, em uma frigideira grande tipo wok frite a cebola no azeite, seguido dos pimentões. O murchar da cebola é o ponto ideal para colocar a pitada de pimenta moída e a berinjela, que também vai murchar, no meio do caminho acrescente as amêndoas, as azeitonas e o vinagre balsâmico, misture tudo muito bem.

Acrescente a cebolinha picada, um pouco mais de azeite, misture bem, tampe a panela e desligue o fogo.

Deixe descansar por um tempo. Aqui em casa geralmente este tempo não passa de meia hora, porém conseguimos segurar 24 horas. E valeu a pena.

Dizem que se você guardar na geladeira por 3 dias antes de consumir estará absurdamente mais gostoso. 😉

Nunca conseguimos chegar à esse tempo todo.

Ahhh sim, vai bem no arroz com feijão, na torrada, no pão de forma e na colherada mesmo.

“Buon appetito”.

6 Comment

  1. Olá Flavio.
    Adorei suas receitas. Fiz sua berinjela e ficou muito boa, mas acabei arriscando amendoim por falta de outra castanha. Bem, não comprometeu! 🙂
    Lamento, mas devo alertá-lo que sua página está com ameaça virus : uma falsa recomendação para atualizar o video player. Espero que de fácil resolução.
    Abraços,
    Léia maria

  2. Parabéns!
    Esse antepasto é delicioso e unanimidade aqui em casa.
    Apenas diminui a quantidade de vinagre balsâmico, por questões de gosto mesmo.
    Abraços

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: