Cozinha Sigel
Carnes

Sanduíche rápido de alcatra

21 de agosto de 2011

Eu nunca acreditei em receita de lanches rápidos. Já tive minha experiência com uma lanchonete que eu jurava ser cafeteria mas que tinha toda a pinta de um buteco de baixa freguesia.
A esposa achou esse lanche a coisa mais linda do mundo dos lanches com aparência apetitosa, e eu continuei desconfiado do Mr. Oliver.
Para reproduzir a criança, usei pimentões frescos…..
A visão e o cheiro era salivante e o sabor tinha um algo a mais que apenas apetitoso. Eu diria que é repetível e que valeu a meia horinha na cozinha.

A alcatra é uma carne maravilhosa e se bem preparada fica sempre divina mas precisa de um bife com um bom corpo, algo como 1 dedo de espessura ou mesmo 2 para ficar perfeito. Mas vamos começar do começo.

Primeiro a gente fez o “molho” com pimentão, cebola e salsinha bem picadinhos e na própria tábua que você picou tudo acrescente o azeite e o vinagre balsâmico.

Jogue na chapa quente o bife de alcatra temperado apenas com sal e pimenta do reino preta, dê uns tapinhas no bife dos dois lados para fixar melhor o tempero. Agora IMPORTATE, 3 minutos de cada lado, sendo que no primeiro lado você não aperta a carne contra a chapa nunca, após virá-la você pode apertar um pouco contra a chapa para melhor contato. Aguarde o tempo restante e retire colocando sobre o molho que vocês fez, deixe ela chorar sobre o molho que além de agregar sabor irá aquecê-lo.

Comece a fatiar a carne com a faca inclinada em 45º, misture tudo e coloque em uma ciabatta previamente dourada no corte como fazemos em um pão na chapa, mas sem usar manteiga. Use um molho picante para passar na ciabatta como o de raiz forte. Não tenha medo. Cubra então a carne com folha de rúcula e voilà.

Sugiro uma boa cerveja bock ou para dias mais quentes uma pilsen bem geladinha. Nos curtimos com um Merlot.

Bon appetit.

2 Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: