Cozinha Sigel
Bebidas

Chá de Gengibre com Limão

12 de outubro de 2013

Eu adoro gengibre e tudo o que pode ser feito com ele, das mais simples as mais sofisticadas, de um leve toque especial ao ingrediente principal, eu simplesmente adoro sabor, aroma, textura. Porém, de repente deparei-me que eu não sabia nada mais do gengibre além de que o danado é uma raiz, então, por isso, fui dar uma zapeada no Google para entender um pouquinho mais. E olha, tudo o mais que achei que sabia, eu simplesmente não sabia. Que raiz que nada!

O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. Outro nome conhecido no norte do Brasil, é Mangarataia.
Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais e previne o câncer (cancro) de intestino e ovário.
Desde a Antiguidade, o gengibre é utilizado na fabricação de xaropes para combater a dor de garganta. Sua ação antisséptica pode ser a responsável por essa fama, tanto que muitos locutores e cantores revelam que entre os seus segredos para cuidar bem da voz está o hábito de mastigar lentamente um pedacinho de gengibre. No entanto, esse hábito (mascar gengibre e em seguida cantar ou falar, enfim, fazer uso da voz) é contra-indicado visto que o gengibre possui também propriedades anestésicas e esta “anestesia tópica” diminui o controle da emissão vocal, favorecendo o aparecimento de abusos vocais.
(Fonte: Pesquisa Google)

Vivendo e aprendendo, sempre.

Bem, agora vamos ao chá. Que além de benéfico para o corpo, é delicioso.

Ingredientes:

4 colheres (sopa) de Gengibre
1 rodela de Limão Siciliano
1 colher (sopa) de Canela
1/2 xícara (chá) de Açúcar
750ml de Água

Preparo:

Em uma panela, coloque o açúcar e a canela até derreterem (meça a quantidade de açúcar ao seu paladar, podendo substituir por mel). Quando estiver no ponto de calda, adicione a rodela de limão e o gengibre em pedacinhos, misture um pouco e acrescente a água. Deixe ferver até que o açúcar dissolva. Tampe e deixe descansar por alguns minutos.

Sirva em seguida.

É excelente para espantar aquele friozinho teimoso.

Aproveite.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: