Cozinha Sigel
Carnes

Carne Seca com Abóbora

23 de setembro de 2013

IMG_2598

A abóbora estava ali, esperando seu destino pacientemente, enquanto seu par não chegava para o ensejo. Ela durou firme e forte por uma semana.

Fazer esse prato, sempre lembrou meu avô, que apesar de eu não ter a lembrança de experimentar em sua casa, eu sempre o ouvia falar da tal “carne de sol”, que ele tanto adorava. Eu, quando ouvia isso, ainda criança, ficava imaginando uma carne dourada e quente, ou algo parecido. Coisas de criança. Lembranças.

Essa semana ando nostálgica.

Vou começar a procurar e postar as receitas da família.

Voltemos ao prato: É simples e rápido, mas exige planejamento de véspera. Ele não é do tipo que pode ser decidido no mesmo dia, pois a carne precisa ser dessalgada. Esquecer disso pode arruinar qualquer receita. Ah, e quando comprar, dê sempre preferência as mais vermelhinhas, a parte branca, é totalmente descartável.

Se curte uma pimentinha, é a hora, se não curte, pode se deliciar mesmo assim. O que importa é a sua satisfação.

Ingredientes:

500g de Carne Seca
1 unidade pequena de Abóbora
2 Cebolas
1/2 xícara de Salsinha
2 Tomates
Azeite
Pimenta preta

Preparo:

Na véspera, deixe a carne de molho em água filtrada, trocando a água de quando em quando.

Escorra a carne, limpe, e corte em cubinhos (se preferir desfie). Coloque na panela de pressão e cozinhe até que fique macia.

Frite as cebolas no azeite, e assim que estiverem quase transparentes, adicione a carne cozida, sem a água, mas não despreze a água, deixe-a reservada. Refogue os tomates, por uns 5 minutos, adicione a abóbora, mexa bem. Se estiver muito seco, coloque um pouco da água do cozimento, deixe refogando até que a abóbora esteja macia. Apenas, cuidado para não acrescentar muita água, pois a abóbora cozinha bem rápido.

Quando estiver pronto, salpique salsinha, e sirva quente, acompanhado de arroz branco com farofa. Combinação mais que perfeita. 🙂

Bom apetite!

IMG_2603

IMG_2607

IMG_2608

IMG_2617

IMG_2623

1 Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: