Busquei por essa receita quando meu amigo Leandro mandou um post dizendo que estava comendo damascos… Hmmm, e sabe, a louca por damascos aqui logo ficou cheia de vontade. E aí, nada mais justo que um mercado pertinho. E lá fui, e encontrei um pote e, então veio a ideia de procurar uma sobremesa rápida com damascos. Rápida e simples, pois ficar indo ao mercado não era mais uma solução atrativa. Foi então quando encontrei essa receita, com ingredientes simples (claro, contando que já tenha o damasco em mãos).
Ingredientes:
4 ovos
2 pacotes de damasco; (bem, aqui é a hora de adivinhar o tamanho do pacote, fiz com 250g, e foi pouco!)
1 lata de creme de leite
2 latas de leite
2 colheres (sopa) de amido de milho
5 colheres (sopa) de açúcar
100g de coco ralado
Como faz:
Primeiro, misture as 4 gemas, o leite condensado, o amido de milho, o leite e leve ao fogo até engrossar, sempre mexendo para não empelotar. Coloque em um refratário, ou em taças, lembrando que ainda terá mais duas camadas. Reserve.
A seguir corte os damascos pela metade, e cozinhe-os com um pouco de água e 5 colheres de açúcar. (Sim, a receita dizia isso mesmo: um pouco de água, coloquei meia xícara, mas acho que poderia ser um pouco mais, srsrs). Quando engrossar, coloque em cima do creme reservado.
Para cobrir faça um chantili com 4 claras em neve e 10 colheres de açúcar (usei o de confeiteiro). Acrescente creme de leite sem soro e algumas gotas de limão. Coloque em cima dos damascos.
Por último, polvilhe com coco ralado e enfeite com damascos. (Se preferir, use os damascos cozidos, mas pode ser in natura mesmo).
Sirva gelado.
Ficou uma delícia, mas para a próxima, quero deixar anotado algumas considerações:
Achamos que ficou muito doce, e como não posso reduzir o doce do leite condensado, e no chantili já havia reduzido de 12 para 10, então, pretendo experimentar uma sugestão que vi em outra receita para o recheio: deixar os damascos de molho no vinho branco, e depois, cozinhar por uns minuto, apenas para secar um pouquinho. Acho que assim o azedinho do damasco será mantido.
Outra coisa, cortar os damascos em pedaços menores, cubinhos talvez. Imagino que fique mais agradável e delicado.Fora isso, se jogue no damasco! É uma sobremesa super rápida, mas quanto mais geladinha, melhor!
Beijinhos
4 respostas
Perfeito! Acho que vou experimentar essa semana mesmo. 🙂 Amo damascos!!! Beijos!!!
Amei poderia chamar Damasco de Ansuz hummmmm arrazou a próxima reunião levo damascos ai preparamos todos juntos igual poção … essência de todos
Gostei da sugestão… aliás, isso me lembra que tenho que postar a berinjela,s rsrsrsr…
beijos
vou fazer essa sobremesa mas vou altera algumas coisa.no creme que vai leite condensado colocarei açucar ou quen sabe1/2 lata de leite condensado,outra vou bater o damasco um pouco no mix se der certo e contarei.ok! um abraço.