Cozinha Sigel
Sobremesas

Torta de Ricota com goiabada

21 de agosto de 2011

Esta é uma torta rápida, para aqueles momentos em que bate uma preguicinha, mas a vontade de comer um doce fica gritando… /o

A torta de ricota é conhecida também como false cheesecake, bem alguns lugares vendem gato por lebre, e quem não conhece o típico gosto do queijo cremoso (cream cheese) deixa-se enganar facinho…

Já fiz muito essa torta na casa anterior, e remexendo em minha lembranças, acho que ainda não a tinha feito por aqui, e olha que a casa nova já está com contrato por vencer!! Então, mais que na hora de relembrar…

Ingredientes:

300g de ricota picada
1 lata de leite condensado
1 lata de leite comum
4 ovos
1 colher de sopa de margarina
2 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de chá de essência de baunilha

Como faz?

Facinho! Amasse a ricota com um garfo e em seguida coloque tudo no liquidificador, batendo por uns 5 minutos, leve para assar em forma redonda untada com farinha por uns 40 minutos ou, até dourar as bordas.

Cobertura

250g de goiabada
1/4 de xícara de água
1/4 de xícara de vinho tinto (A receita diz “suave”, não acho isso muito certo, então sugiro um pinot noir).

Para fazer a cobertura, pique a goiabada em pedaços e leve ao fogo em uma panela com a água e o vinho, mexendo até derreter.

Quando a torta estiver pronta, é desenformar e cobrir. Olha, confesso que foi a primeira vez que desenformei essa torta, e achei que ela iria desmoronar, pois ela tem uma textura de pudim. Então passei a faca em volta e sacudi antes de virar, para ter a certeza de que tinha desprendido, e olha, não é que foi!?

Aí, diz a receita que tem que ir para a geladeira, mas eu queria tanto tinha que tirar a foto!!!

Torta de ricota com goiabada

Beijinhos

2 Comment

  1. Fiz a receita, mas por uma distração acabei usando creme de leite ao invés de leite comum… A cobertura é realmente deliciosa e pretendo usá-la em outros pratos, de fato o vinho seco é a melhor opção, pois qubra um pouco do doce da goiabada. Ah e coloquei uma colher de água de rosas na cobertura… tb seria legal aromatizar a mesma com canela e cravo…
    Enfim a receita tá aprovada! 😉

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: