Cozinha Sigel
Suflês

Suflê de Cenoura

21 de setembro de 2012

Ahhh, o suflê…. O nome dá a sensação de coisa boa, e ao mesmo tempo requintada. Eu perdi a conta, acho que esse é o terceiro ou quarto suflê com fotos na fila esperando sua publicação. Bem, esse foi eleito e ele vem primeiro por aqui. Sempre tive receios com o suflê, é um tal de ouvir dizer que o danado não pode baixar, que tem ponto certo e tals.
Bem, não temos tanta experiência degustativa com suflês, mas só posso dizer que esse ficou agradável ao paladar, se ele estava politicamente certo ou não, não sei.

Ingredientes:

2 cenouras (médias, descascadas e picadas em cubinhos)
1 colher (sobremesa) de manteiga
1 fio de azeite extra virgem
1 colher (sopa) de Farinha de Trigo
100 ml de leite
1 ovo (gema e clara separadas)
1 pedaço pequeno de queijo gorgonzola (equivalente a 1 colher de sopa)
Queijo parmesão ralado – o suficiente para pulverizar na forminha

Preparo:

Cozinhar a cenoura em água com sal até amolecer. Escorra e amasse com um garfo. Reserve. Bata a clara em ponto de neve (acrescente uma pitada de sal assim fica mais firme). Reserve.

Em uma panela, em fogo médio, derreter a manteiga com um fio de azeite (para não queimar a manteiga). Acrescente a farinha e mexa até incorporar, cuidado para não empelotar. Adicione o leite aos poucos, sempre mexendo. A consistência deve ficar firme e cremosa, adicione leite se necessário. Adicione a gema, mexa um pouco, o queijo gorgonzola e a cenoura. Verifique o sal. Quando a mistura estiver homogênea, acrescente a clara em neve, misturando delicadamente, apenas para incorporar tudo.

Unte as formas com manteiga e pulverize com queijo ralado (utilizamos dois refratários pequenos). Coloque a mistura até faltar um dedo para a borda. Leve para assar em forno preaquecido a 220ºC até ficar firme e criar uma casquinha dourada. Se estiver com fome, tenha paciência, demora um tantinho.

Sirva imediatamente.

É uma ótima alternativa para o jantar, leve, e dá tempo de uma ducha enquanto assa. Só não esquece da vida que nem eu, que dá tudo certo, ok?! 😀

Tem gostinho de quero mais…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: