Cozinha Sigel
Legumes

Carpaccio de Abobrinha

3 de janeiro de 2011

Queríamos uma salada, algo leve, mas não tão comum, e acabamos ‘pegando’ a idéia quando decidimos fazer a trufa de queijos, mas como lá não tinha a receita, encontramos a que fizemos aqui.

Pequenas alterações foi necessária, na verdade, pouco alteramos, pois essa era uma das receitas que não sabíamos se ficaria bom ou se arrependeríamos para sempre.

Bem nossa foto ficou melhor, mais chamativa, eu diria.

E o sabor? Digamos que surpreendeu nos muito,  pois minha mãe váaaarias vezes entrou na cozinha fazendo o seguinte comentário “nunca comi abobrinha crua, fica bom?”.

Ingredientes:

2 abobrinhas
1 dente de alho
1/2 xícara (chá) de azeite
1 colheres (chá) de mostarda dijon
suco de 1 limão
lascas finas de queijo parmesão
pimenta do reino moída à gosto
sal marinho à gosto
1 tomate pequeno
100g de alcaparras picadas grosseiramente

Como fizemos:

Fatie finamente o dente de alho, cubra com o azeite por 20 minutos, descartando as fatias, em seguida.
Despreze as pontas das abobrinhas. Com um cortador, fatie as abobrinhas finamente. Reserve.Corte o tomate em cubos pequenos. Despreze as sementes. Reserve.
Misture o azeite, a mostarda, as alcaparras e o limão, formando um molho. Tempere com sal marinho e pimenta do reino recém triturada. Cubra as abobrinhas com o molho.No momento de servir, salpique com as lascas de parmesão e o tomate em cubos.

Observações: para se obter um melhor resultado, escalde as abobrinhas, inteiras, em água fervente, passando, logo depois, para um recipiente de água com gelo (método conhecimento como branqueamento, conferindo ao legume melhor consistência e cor, sem perda de nutrientes). Fatie em seguida. O molho deve cobrir totalmente as abobrinhas. Uma alternativa às lascas de parmesão é utilizá-lo ralado grosso. Diz-se que acompanha bem torradas, mas eu sugiro acompanhadas de vários hmmm, hmmm e hmmmms!

Robs Sigel

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: