Cozinha Sigel
Bolos

Bolo invertido de banana

30 de agosto de 2011

Já havia feito uma receita parecida que não deu certo, fiquei até com trauma, até que vi essa outra, com um passo-a-passo convincente e fotos deliciosas, que me animei a testar novamente. Adoro bolos, tortas e afins com frutas.
Usei uma forma redonda de 21cm, acho que ficou no tamanho ideal, a receita que vi estava em forma de bolo inglês pequena, bem, nesse caso vai sobrar massa para cupcakes se quiser.

Ingredientes:

2 Ovos
2/3 xícara de Leite Morno
3 colheres (sopa) de Óleo
1/2 Banana Nanica amassada
2 xícaras (chá) de Açúcar
2 xícaras (chá) de Farinha
1 colher (café) de Canela
1 colher (sopa) de Fermento em Pó

Caramelo
4 colheres (sopa) de Açúcar
3 colheres (sopa) de Água fervente
2 e 1/2 de Banana Nanica

Preparo:

Inicie fazendo um caramelo, no fogão mesmo, mas direto na forma, com o açúcar, quando o açúcar começar a derreter, acrescente a água fervente, e mexa até o açúcar sumir por completo.
Enquanto isso, vá preparando as bananas, eu usei 2 e 1/2 nanicas, cortadas na transversal. A metade que “sobrar”, amasse como garfo e reserve.
Quando o caramelo estiver pronto, “cole” as fatias de banana na forma, até cobrir tudo.
Para a massa, é só misturar, não precisa de batedeira: os ovos levemente batidos (se tirar a pele fica melhor, sem o bendito cheiro de ovo, fica a critério), o leite morno, o óleo, a 1/2 banana amassada, o açúcar, a farinha, a canela, e, por fim, o fermento.
Misture tudo e coloque por cima das bananas. Leve para assar a 200º até dourar, fique atenta que é rapidinho, comece a vigiar com 20 minutos. Desenforme quente.

Fica ótimo com chás, leite, café, crianças… aprovadíssima, fácil, fácil…

Beijos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: