Cozinha Sigel
Bolos

Bolo Formigueiro – versão sem coco

16 de setembro de 2012

E lá estávamos em pleno domingão a tarde, assistindo desenho na Netflix, quando bateu aquela vontade de um bolo… e, bem, o bolo tinha que ser rápido, nada de usar mais de dois instrumentos, ou correr para o mercado. Por dois votos a um, o bolo escolhido foi o formigueiro, que foi descartado pela ausência de coco no armário. Ué, e como apareceu essa receita? É, coincidência ou não, recebo um twitter do Panelinha com a indicação de um tal bolo formigueiro rápido, e não é que o danado não leva coco!! 🙂

Foi só mãos a obra. Confesso que prefiro com coco, mas na hora da preguiça de ir ao mercado, e levar meia hora na fila para pagar um item, sabe como é né?

Ingredientes:

5 ovos
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 pacotinho de chocolate granulado (mais ou menos 1 xícara de chá)
1 colher (sopa) de fermento
Manteiga e farinha para untar

Como faz:

Bata os ovos, o óleo e a água no liquidificador, até ficar bem homogêneo. Adicione o açúcar e bata mais um pouco. E, não gosto muito de fazer isso mas, adicione a farinha também, vai aos poucos, para não grudar dos lados, e assim que tiver tudo misturadinho, coloque o fermento, nessa hora, já sabe, não bate muito não. Aí, despeje tudo numa tigela e misture o granulado. Coloque numa forma untada com buraco no meio. Asse a 180º C por uns 45 minutos, mas isso depende muito do seu forno. Aqui a dica é: quando começar a cheirar pela casa, comece a verificar, até estar douradinho. Desenforme ainda quente.

bolo-formigueiro-fake

Se estiver com muita pressa, aproveite, é ótimo com café ou chocolate quente.

Beijos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: