Cozinha Sigel
Bolos

Bolo de Café

9 de setembro de 2011

Desta vez cheguei em casa e queria um bolo, e já sabia qual, pois arquitetei o plano no momento em que comprei o pote de café solúvel no mercado (Isso há uns dias). Sem prestar muita atenção, eu peguei o extra-forte, ainda não sei se isso é bom ou ruim. Eu sabia que tinha lido qualquer coisa que ia isso, nem sei exatamente se era o bolo, mas, como ele está no livrinho de “bolos rápidos”, eu adorei!! E é rapidinho mesmo, o trabalhão é separar claras e gemas e nevar. Difícil né?

Ingredientes

3 ovos (claras e gemas separadas)
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de café solúvel (usei o extra forte)
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
– creme chantili para acompanhar (bem, fui de açúcar de confeiteiro mesmo, era o que tinha a mão)

Como faz?

Prepara uma forma redonda com buraco no meio. Bata as claras em neve e reserve. Em outro recipiente misture as gemas, o açúcar e o café dissolvido em 1 xícara (chá) de água. Peneire a farinha e o fermento. Acrescente à massa os ingrediente peneirados. Por último junte as claras em neve e mexa delicadamente. Despeje a massa na forma preparada. Leve ao forno médio (180º) preaquecido, até dourar (faça o teste do palito se preferir). Retire do forno, desenforme e espere amornar. Sirva cortado em fatias, acompanhado de creme chantili.

Hmmm, ainda pretendo experimentar com o chantili, pois, falar a verdade, eu gostaria que o bolo tivesse mais gosto de café. Achei meio, como dizer? Com gosto de bolo… Então, enchi uma xícara de café, e assim foi, a meia noite mesmo, porque insônia aqui, passa loooooooonge. /o

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: